segunda-feira, 16 de julho de 2018

PALESTRA DE JOSÉ LUÍS MENDONÇA - LUANDA

José Luís Mendonça proferirá amanhã, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, uma palestra onde refletirá sobre o surgimento de novos intelectuais em Angola,  “Os novos intelectuais de Angola e o paradigma do Estado-Nação”.
Estará na mira do escritor a poesia de Agostinho Neto e seus contemporâneos, que se enquadra no terceiro período da literatura angolana, que se tem convencionado designar como sendo a Geração da Mensagem (Movimento dos Novos Intelectuais de Angola), que segundo alguns ensaístas ocorreu entre as décadas de 40 e 61 do século XX. Segundo a nota divulgada pelo Instituto Camões, esse movimento terá sido “um momento privilegiado de imposição do processo literário nacional à ordem cultural colonial, então vigente”.
"Segundo José Luís Mendonça, a afirmação cultural da Geração de 50 está cristalizada na História de Angola, como rico e inextinguível legado que as gerações dos nacionalistas não puderam concretizar, dada a repressão colonial. “Hoje, a total liberdade conferida pela Independência de Angola constitui uma oportunidade para o resgate pleno de vários instrumentos ideológicos culturais, que nos foram legados pelos nossos ancestrais”, afirmou."
José Luís Mendonça nasceu no Gulungo Alto, província do Cuanza-Norte, a 24 de Novembro de 1955. Estudou Direito na Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Atualmente é director do Jornal Cultura, da Edições Novembro EP, e apresentou recentemente o seu pedido de desvinculação da União dos Escritores Angolanos (UEA).
Fontes: "Fases da literatura narradas em palestra", Jornal de Angola, 16/7/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário