segunda-feira, 16 de julho de 2018

NOVO LIVRO DE ADÃO PINTO

Do embaixador Adão Pinto, cônsul-geral de Angola em Nova Iorque, foi apresentado o livro "A Verdade da Minha Jornada – Da Fazenda ao Palco Internacional”. O evento decorreu na cidade do Uíge, sua terra natal, por intermédio do secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António.

Obra de memórias, pessoais e do próprio país. Segundo Augusto Nunes, retrata  "o percurso de um jovem de origens modestas que, com empenho e sentido de missão, atingiu o sucesso que poucos, à partida, teriam previsto, sendo hoje embaixador e cônsul-geral de Angola em Nova Iorque." 

Adão Pinto nasceu a 2 de Junho de 1960 na cidade do Uíge. Do avô paterno herdou o nome em kikongo – Mengumbe (uma espécie de pássaro). Nasceu no seio de uma família numerosa, sendo um dos 11 filhos de Rosalina Pemba e Pinto Muixi, que era proprietário de uma fazenda de café, a fazenda Caumbo, e um devoto cristão e pastor da Igreja local.
Adão Pinto fez os primeiros estudos em Angola. Seguiu-se a licenciatura em Direito e o seu primeiro mestrado em Direito Internacional na Universidade de Kiev, na então União Soviética. No Monroe College, em Nova Iorque, obteve ainda um mestrado em Justiça Criminal. Poliglota, Adão Pinto para além da sua língua materna, o kikongo, domina ainda o russo, o inglês, o francês e o espanhol.
Fonte: Augusto Nunes, "DIPLOMATA ADÃO PINTO APRESENTA NOVA OBRA LITERÁRIA NA CIDADE DO UÍGE",  O País, 16/7/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário