domingo, 17 de abril de 2016

CINEMA ANGOLANO EM LIVRO


Este mês, no Centro Cultural Português/Camões, I. P., em Luanda, será apresentado o III volume da obra "O Nascimento de Uma Nação - O Cinema da Independência". Trata-se uma obra de diversos autores, coordenada por Maria do Carmo Piçarra e Jorge António.
O volume, que agora irá ser disponibilizado, abrange a história do Cinema da Independência, partindo de 1975 até aos nossos dias.
Numa análise de José Mena Abrantes, o cinema angolano é dividido em três períodos. O primeiro abarca o período que vai desde a pós-independência até 1985. Trata-se de um período marcado por um forte dinamismo quer na produção, quer na formação de quadros da TPA, da Promocine e da equipa Ano Zero. Neste período destacam-se Ruy Duarte, António Ole e Asdrúbal Rebelo.
O segundo período, considerado de "impasse", decorre entre 1985 e o fim do milénio. O terceiro, de revitalização, liga 2001 a 2005, beneficia do fim de guerra, em Abril de 2002. Neste último período destacam-se três longas-metragens: O Comboio de Canhoca de Orlando Fortunato, A Cidade Vazia de Maria João Ganga e O Herói de Zézé Gamboa, que receberam prémios internacionais.

Fontes: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário