quarta-feira, 10 de agosto de 2011

BUCHI EMECHETA (1944) - ESCRITORA NIGERIANA

De Buchi Emecheta publicou-se em Portugal, em 2000, o romance A Menina Escrava, (Editorial Caminho, Lisboa) numa tradução de Manuel Ruas.
Sob a autora, o livro junta algumas notas bio-bibliográficas, indicando ser natural da cidade de Lagos, na Nigéria. Muito nova sofreu a perda do pai, um empregado ferroviário. Com a idade de dez anos obteve uma bolsa para estudar num liceu metodista, que acabou por abandonar aos dezassete, casando e tendo o primeiro filho. Com o marido emigrou para Londres, onde este estudava, vindo-o mais tarde a deixar. Ao mesmo tempo que foi criando os seus cinco filhos, foi escrevendo pelas madrugadas para além de tirar um curso de sociologia.
O romance A Menina Escrava tem como ideia fundamental a tradição como fonte modeladora dos comportamentos. No entanto, mesmo em em comunidades próximas, a tradição pode ter interpretações diferentes. Assim, comunidades como as de Umuisagba, mais relacionadas com outras, têm tendência a respeitar menos a tradição. Outros como os de Ibuza, têm tendência para manter as tradições. Mesmo práticas externas que adoptaram com alegria, como a adopção da religião católica, não deixam de ser complementadas por práticas ancestrais. As velhas crenças e os velhos valores continuam a intervir na ideia de felicidade das pessoas. É isso que explica a alegria espontânea de Ojebeta, a menina escrava, que apesar da sua historia de vida ser dominada pela ideia de ser livre, não pode deixar de se sentir feliz quando o marido comenta o dinheiro que teve que gastar com ela, sentindo que foi bem avaliada. As palavras finais são uma forma irónica de denunciar a permanência da escravatura.
"Deste modo, enquanto a Grã-Bretanha saía novamente vitoriosa de uma guerra, gabando-se de ter posto fim à escravatura - que tanto ajudara a disseminar em todas as suas colónias negras -, Ojebta, agora uma mulher de trinta e cinco anos, mudava de dono."

Um comentário:

  1. Olá, vou postar este livro na proxima semana no meu blog novo, ainda em construcao, sobre literaturas africanas publicadas em língua portuguesa : www.literaturasafrikanas.blogspot.com
    Aguardo os comentários

    ResponderExcluir