sábado, 15 de dezembro de 2012

ANA MARIA OLIVEIRA - PUBLICA EM KIMBUNDO, "KAYUKA"



ANA MARIA OLIVEIRA

A escritora angolana Ana Maria Oliveira apresentou a versão kimbundo, uma das línguas nacionais angolanas, da sua obra literária infantil Kayuka.
O livro foi apresentado pelo docente universitário João Pinto que destacou o facto da autora sempre se ter batido pela "implementação das línguas nacionais no processo de ensino/reaprendizagem e na rádio e televisão."
A obra procura demonstrar a vantagem da relação entre diferentes gerações e do homem com a natureza.
Para a autora, a obra Kayuka "reflete o percurso da sua vida profissional, cultural e política, além de evidenciar factos históricos vividos por crianças angolanas que sofreram em consequência da guerra."
Relativamente às outras línguas nacionais, a obra está já vertida para umbundu, havendo já equipas a trabalhar para as versões em kwanhama, nyaneka e kikongo.
João Pinto considerou ainda que "falar línguas nacionais não coloca em causa a língua portuguesa, pelo contrário contribui no enriquecimento na língua de Camões".
Kayuka é composta por uma coleção de cinco obras que vão desde o nascimento de Kayuka, os primeiros passos, a chegada do irmão e ida à escola.
Fontes: Angop, 15/12/2012; Jornal de Angola, 24/6/2012 (foto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário