terça-feira, 17 de julho de 2012

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA


A revista brasileira VEJA publicou em 4/6/2010 uma entrevista com o escritor angolano José Eduardo Agualusa efetuada no Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier.
Nela, entre muitas outras coisas fala da importância do ritmo:

"De que maneira a música reverbera no seu texto?
Eu tenho uma preocupação grande com o ritmo e a melodia interna da frase. Tanto que o livro As Mulheres do Meu Pai teve o primeiro parágrafo, que é escrito em prosa, musicado por um cantor português, João Gil. Num primeiro momento, quando ele me contou que havia musicado o texto, eu tomei um susto. Achei que não tinha resultado bem, mas acabei gostando. E fiquei feliz porque mostra que aquilo que escrevo tem alguma melodia, tem algum ritmo. Sempre digo aos tradutores: a única preocupação que eu tenho é de que as frases mantenham o ritmo."


A entrevista é fértil em ironia, como aquela que revela ao falar da pergunta mais absurda que lhe fizeram no Brasil, sobre a situação da escravatura em Angola, à qual respondeu:


"E o que você disse?
Eu disse, Olha, eu acho bom que você tenha colocado essa questão, porque é uma questão tão atual, e é um escândalo que continuem chegando ao Brasil navios carregados de escravos, e a Armada Britânica não consegue fazer nada. A menina ficou chocada e disse, É verdade isso, é verdade?? (Risos.)"
In VEJA, 4/6/2010; WIKIPÉDIA; José Eduardo Agualusa (foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário