quarta-feira, 31 de outubro de 2018

PRÉMIO LITERÁRIO OCEANOS

Os escritores moçambicanos Luís Carlos Patraquim e Mbate Pedro fazem parte da lista dos dez finalistas do Prémio Literário Oceanos.

A lista dos dez finalista está constituída da seguinte forma:
- Bruno Vieira Amaral (Portugal): Hoje estarás comigo no paraíso (romance);
- H. G. Cancela (Portugal): As pessoas do drama (romance);
- João Silvério Trevisan (Brasil): Pai, pai (romance);
- Luís Carlos Patraquim (Moçambique): O Deus restante (poesia);
- Luís Quintais (Portugal): A noite imóvel (poesia);
- Marília Garcia (Brasil): Câmera lenta (poesia);
- Mbate Pedro (Moçambique): Vácuos (poesia);
- Milton Hatoum (Brasil): A noite da espera (romance);
- Ricardo Aleixo (Brasil): Antiboi (poesia);
- Sérgio Sant’Anna (Brasil): Anjo noturno (contos).

Fontes: "Mozambican writers Luis Carlos Patraquim and Mbate Pedro shortlisted for Oceanos Literary Prize", Club of Mozambique, 31/10/2018.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

INUA ELLAMS NA AKÉ ARTS & BOOK FESTIVAL DE 2018


O artista e poeta nigeriano Inua Ellams é um dos convidados para o Aké Arts & Book Festival que este ano se realiza em outubro, na cidade de Lagos, na Nigéria.
Inua Ellams explora na sua obra temas como a Identidade, a Mudança e o Destino, recorrendo a uma mistura do antigo com o novo, designadamente ao contar tradicional africano de histórias com a poesia contemporânea.
Inua Ellams reside no Reino Unido.

ELOGHOSA OSUNDE - ESCRITORA E ARTRISTA NIGERIANA


Eloghosa Osunde é um escritora e artista nigeriana que explora a saúde mental, a sexualidade e a psicologia das intimidades interpessoais. O seu trabalho tem sido exibido em diversos locais: Rele Gallery Lagos (2016, 2017), Lagos Photo Festival (2017), Photoville (2017), Leiden International Festival (2018) e em diversas plataformas como The New Times e Lens Culture.
Eloghosa Osunde trabalha atualmente no seu primeiro romance. É uma das convidadas para o Aké Arts & Book Festival de 2018.

sábado, 13 de outubro de 2018

DAMI AJAYI - ESCRITOR NIGERIANO


Dami Ajayi é um escritor nigeriano nascido em 1986. É médico e um dos fundadores da
Saraba Literary Magazine. Dami Ajayi é autor de dois livros de poemas: "Clinical Blues" e "A Woman’s Body is a Country".
É um dos convidados para o Aké Arts & Book Festival de 2018 que irá decorrer em Lagos neste mês de outubro. Vive em Lagos.

NOZIZWE CYNTHIA JELE- ESCRITORA SUL-AFRICANA


Nozizwe Cynthia Jele é uma romancista sul-africana. O seu romance de estreia foi "Happiness is a Four-Letter Word" (Kwela Books, 2010). Tem vencido vários prémios.
"The Ones with Purpose" é o segundo romance de Nozizwe, que também escreve que também escreve contos que tem publicado em revistas e outras plataformas.
Cynthia Jele é uma das convidadas para o Aké Arts & Book Festival de 2018.

CHIBUNDU ONUZO - ESCRITORA NIGERIANA


Chibundu Onuzo é uma jovem escritora nigeriana nascida, em 1991, na cidade de Lagos. 
Publicou "The Spider King Daughter" (2012) e "Welcome to Lagos" (2017).
Chibundu Onuzo escreve para o Guardian e também se dedica à música. É uma das convidadas do Aké Arts & Book Festival de 2018, a realizar em Lagos.

BRYMO - CANTOR E COMPOSITOR NIGERIANO

"Good Morning", Brymo (Youtube)


Brymo é o nome artístico de Olawale Ashimi. Este cantor e compositor nigeriano nasceu a 9 de maio de 1986.
Em 18 de setembro de 2011, Brymo lançou o seu primeiro disco, "Ara", tendo de seguida apresentado "Good Morning". Em 2016, apresentou o seu quinto álbum, "Klitôris", que teve grande aceitação mundial.
Brymo é um dos convidados para o Aké Arts & Festival Book de 2018, a realizar em Lagos, na Nigéria.
Fontes: Aké Arts & Festival Book 2018; Youtube.


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

AYO OYEKU - ESCRITOR NIGERIANO


Ayo Oyeku nasceu e foi criado em Ibadan, na Nigéria. A sua carreira como escritor começou em 2004, com o livro infantil, "First among Equals", que foi selecionado pelo World Bank para ser distribuído pelas escolas e bibliotecas do país. Posteriormente, o seu trabalho começou a surgir em antologias e jornais, designadamente no Brittle Paper, AFREADA, VINYL, Kalahari Review, The Sky is Our Earth, According to Sources (Writers Project of Ghana, 2015), EXPERIMENTAL WRITING: Volume 1, Africa vs Latin America Anthology. 
Atualmente tem já publicados cinco livros infantis. O seu primeiro romance foi vencedor do Prémio para a Ficção Ezenwa Ohaeto, atribuído pela Associação dos Jovens Escritores Nigerianos.

AYESHA HARRUNA ATTAH - ESCRITORA

A escritora Ayesha Harruna Attah nasceu em 1983, em Acra, no Gana. É autora de "Harmattan Rain", um livro que foi nomeado para o Prémio dos Escritores da Commonwealth; "Saturday's Shadows"; e "The Hundred Wells of Salaga". Artigos seus têm sido publicados no New York Times Magazine, Asymptote Magazine, e no Caine Prize Writers’ 2010 Anthology. Ayesha recebeu, em 2016, uma bolsa para a não-ficção da Fundação Miles Morland.
Vive entre o Senegal e o Gana.

AFOPEFOLUWA OJO - ESCRITORA NIGERIANA


Afopefoluwa Ojo é uma escritora e engenheira programadora nigeriana. O seu trabalho é fruto da experiência em arte generativa. Afopeluwa tem publicado em jornais como  Overland, Experimental Literature Africa vs Latin America Vol. 1, Intense Art Magazine, e outros.
Atualmente trabalha no seu primeiro romance e numa coleção de contos.
Vive e trabalha em Lagos, na Nigéria.

ADERONKE ADEOLA - REALIZADORA

Aderonke Adeola escreveu, dirigiu e produziu o filme "Awani". Esta realizadora nigeriana trabalhou em projetos para a RedTV. Aderonke participou no filme premiado "Half of a Yellow Sun".
Antes da sua carreira como realizadora trabalhou em comunicações com marcas como
Honeywell, Stanbic IBTC e Heineken. 
Aderonke escreve também no Guardian.

ADÉ BANTU - MÚSICO

Adé Bantu é um músico e produtor nigeriano-germânico conhecido pela Bantu, uma banda que lidera e ter criado o Afropolitan Vibes, um festival musical que anualmente tem lugar em Lagos, na Nigéria.
Adé Bantu é também produtor de documentários e curtas-metragens. Simultaneamente tem desenvolvido diversos projetos artísticos em África e na Europa, tendo recentemente trabalhado no Brasil.
Fontes: Aké Arts & Book Festival, 2018.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ABDULKAREEM AMINU

Abdulkareem Aminu nasceu em Kaduna, a 7 de julho de 1977. Este intelectual nigeriano tem-se afirmado como artista, escritor e crítico. O seu trabalho tem sido apresentado em exposições coletivas e, individualmente, expôs "Mindscapes" na Alliance Française, em Kaduna, no ano de 2009.
Escreve em diversos jornais estrangeiros.

AKÉ ARTS & BOOK FESTIVAL 2018

O Aké Arts & Book Festival  de 2018 é um festival que pretende o melhor da literatura africana e da sua cultura de uma maneira geral.O Festival decorre entre os dias 25 e 28 de outubro em Lagos. Anteriormente, realizou-se na cidade nigeriana de Abeokuta.
O tema deste ano prende-se com os "Futuros Fantásticos", convidando a imaginar o futuro africano.
Fonte: Aké Arts & Book Festival.

INUA ELLAMS - PRÉMIO DE POESIA WINCHESTER 2018

O poeta e artista nigeriano Inua Ellams foi o vencedor do Prémio de Poesia de Winchester de 2018. O segundo lugar coube a Richard Evans e o terceiro a Laurence O' Dwyer. Foi também distribuído a Rachel Curzon o Prémio Especial para o melhor poema de um poeta residente no Hampshire.
Inua Ellams nasceu na Nigéria em 1984.
Fontes: Eastleigh News, 10/11/2018; Winchester Poetry Festival; Inua Ellams.

CHIMAMANDA ADICHIE - PRÉMIO PEN PINTER 2018

A escritora nigeriana Chimamanda Adichie venceu o prémio PEN Pinter de 2018. Em destaque esteve o mérito literário com o qual tem apelado à verdade nas vidas humanas e nas sociedades. Chimamanda tem defendido e promovido a liberdade de expressão, removendo barreiras à literatura.
Chimamanda Adichie nasceu em Abba, a 15 de setembro de 1977.
O prémio PEN Pinter homenageia o dramaturgo inglês Harold Pinter.
Fontes: benedicta10, G9ija, 11/10/2018; Chimamanda Ngozi Adichie, Wikipédia.