BOAVENTURA CARDOSO
O escritor angolano Boaventura Cardoso vai lançar na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, o romance Noites de Vigília. Do evento fará parte também uma mesa-redonda com o próprio autor, além de Laura Padilha, professora do Instituto de Letras da UFF, Carmen Tindó, professora a Faculdade de Letras da UFRJ, e Rafael Dominguez Lenz César, professor de português e pesquisador da obra do autor.
Boaventura Silva Cardoso que é membro fundador da União dos Escritores Angolanos, nasceu em Luanda, em 1944, tendo vivido parte da sua infância em Malanje.
Boaventura começou por publicar os seus primeiros poemas aos 23 nas páginas dos jornais culturais de Luanda. Integrou a "geração de 70", ao lado de Manuel Rui, Jofre Rocha, Ruy Duarte de Carvalho e Jorge Macedo. Assim como os outros autores que integraram esse movimento, a sua obra é marcada por uma forte vocação pelos valores e ideais revolucionários conducentes à independência e à liberdade.
Publicou Dizanga dia Muenhu, O Fogo a Fala, A Morte do Velho Kipacaça, O sino do Fogo, Maio, Mês de Maria, e Mãe, Materno Mar.
Fontes: Wikipédia, Boaventura Silva Cardoso; Jornal do Brasil, 9/1/2013; Lu Lacerda / IG, 8/1/2013.