O escritor angolano Nandinho Dya Paxi estreou-se com o livro de poemas A Falsa Profetiza (2010). Nandinho Dya Paxi é o pseudónimo literário de Domingos Carlos André Fernandes que escreve desde os 12 anos.
Para o próximo ano tem previsto lançar o seu primeiro livro em prosa, Massa com Peixe Seco.
In União dos Escritores Angolanos - Notícias; Platina Line, 24/9/2012 (com entrevista)
sexta-feira, 29 de junho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
CALANE DA SILVA (1945- ) - ESCRITOR MOÇAMBICANO
O escritor moçambicano Calane da Silva vai publicar no dia 28 de Junho 2012, em Maputo, um livro intitulado O Tamanho da Girafa.
Calane da Silva é poeta, escritor e jornalista. Nasceu em Maputo. Coordenou a Gazeta Artes e Letras da revista Tempo. Tem uma extensa obra publicada, sobretudo no domínio da linguística.
In Inocêncio Albino, 27/6/2012; Wikipédia; Moçambique para todos (foto).
LUCIANO CANHANGA - ESCRITOR ANGOLANO
O escritor Luciano Canhanga nasceu na comuna de Munenga, município de Líbolo, província de Kwanza Sul, em 1977. Jornalista de profissão tem colaborado em diversas rádios e jornais.
Luciano Canhaga estreou-se, em 2010, com o romance, Sonho de Kawia.
Publicou agora um conto infanto-juvenil, intitulado Manongo Nongo, vocacionado, sobretudo, para os mais novos.
Segundo o autor Manongo Nongo significa em língua Tchokwe, uma cerimónia festiva por ocasião do nascimento de uma criança.
In Angop Agência AngolaPress, 23/6/2012; Facebook (foto)
Marcadores:
língua Tchokwe,
literatura angolana,
Luciano Canhanga
TAZUARY NKEITA - ESCRITOR ANGOLANO
Tazuary Nkeita é o pseudónimo do escritor e jornalista angolano José Soares Caetano, nascido em Luanda em 1956.
Publicou em 2001, a sua primeira obra 42.4 A voz dos Dibengos, crónicas romanceadas, e em 2005, A minha pulseira de ouro.
No dia 23/6/2012, lançou em Friburgo, na Suíça, a sua obra literária, O último segredo, congregando neste lançamento a comunidade angolana que vive naquela cidade suíça.
O romance narra a história de uma família de uma rua e de um bairro de uma grande cidade, na qual tem como protagonistas um casal, Tuluca e Yianda Dibaia, os filhos, a avó, alguns vizinhos, um dirigente municipal e dois bisnetos.Tuluca Dibaia, 40 anos, é a figura principal. Engenheiro de telecomunicações e ex-oficial do exército educado numa alta academia é enviado para a vida civil em circunstâncias especiais.
No lançamento da obra esteve presente o embaixador de Angola junto da Confederação Helvética, Osvaldo Varela, além de diversos funcionários da embaixada.
In Angop Agência AngolaPress, 27/6/2012, Angop Agência AngolaPress, 24/4/2012, Jornal de Angola, 4/12/2011 (foto).
quinta-feira, 14 de junho de 2012
MIA COUTO VENCE PRÉMIO LITERÁRIO AFD 2012
A obra Jerusalém do escritor moçambicano Mia Couto foi premiada com o Prémio AFD 2012. O romance foi publicado em França com o título O afinador de Silêncios, sendo considerado um dos livros de ficção mais importantes publicados em França em 2012.
O prémio foi-lhe entregue no Centro Cultural Franco-Moçambicano, numa cerimónia organizada pela Agência Francesa de Desenvolvimento.
Ver: O PAÍS online, 7/6/2012.
O prémio foi-lhe entregue no Centro Cultural Franco-Moçambicano, numa cerimónia organizada pela Agência Francesa de Desenvolvimento.
Ver: O PAÍS online, 7/6/2012.
Assinar:
Postagens (Atom)